Cuidados com os animais, festas de fim de ano.

Oi meus amores, quanto tempo :(
Estou um pouco afastada daqui, mais logo logo estou de volta com tudo, hoje vou tentar por vários posts pra deixar mais atualizado, e como vocês estão?
Então vou tentar fazer várias coisas bacanas pra vocês, porque vou me dar umas duas semanas de férias, hehe, e também pra por as idéias em ordem, e trazer mais conteúdo pra vocês.
Como todos sabem os animais, são muito importantes pra mim, e como sempre digo vou ser veterinária se Deus quiser e assim permitir.
Então como estamos em mês de festas, hoje vou trazer alguns tópicos pra cuidar bem dos nossos amiguinhos peludos ♥.

As comemorações de final de ano podem trazer, além das alegrias esperadas, situações de risco para os cães e gatos. Os animais, especialmente os mais sensíveis, são os que mais sofrem com a agitação natural desta época, com o entra e sai das visitas, com a barulheira dos fogos de artifícios. A melhor maneira de garantir ao seu pet um feliz natal e um próspero ano novo, é mantê-lo longe das festas e na sua rotina alimentar.
Quadros de intoxicação alimentar em cães e gatos, sendo a maioria cães, são sem dúvida as campeãs entre os casos clínicos de emergência veterinária neste período do ano. O costume de oferecer os restos da mesa pode resultar em sérios problemas de saúde e até matar. Comidas muito condimentadas como peru, chester, tender, pernil, fios de ovos entre outros são terríveis para dar diarréia em cães, por exemplo. Ossos de frango, de porco, de carneiro e caroços de frutas, especialmente de pêssego, podem causar obstruções, engasgos e perfurações no intestino. Fique de olho pois, muitas vezes quem oferece este tipo de comida ao animal, são as crianças e as visitas. Em qualquer dos casos, deve-se levar o animal imediatamente ao médico veterinário. E nunca medicá-lo por conta própria.
Infelizmente, durante esta época do ano, as costumeiras queimas de fogos provocam pânico nos animais e ocorre um crescente número de incidentes com os cães e gatos. Os fogos de artifício são responsáveis por inúmeros acidentes, dos mais variados tipos, principalmente com cães, por terem a audição muito avançada, o incomodo é maior. Assustados com o barulho, eles podem saltar cercas ou muros que normalmente não seriam transpostos. Como conseqüência, vagam pelas ruas amedrontados e, fatalmente, se perdem. O destino mais provável desses animais é a morte por atropelamento
A reação súbita dos animais em relação aos fogos de artifícios é alarmante para seus donos. Cães em pânico, por exemplo, já foram vistos se atirando através portas e janelas. Eles tendem a correr desorientados e sem destino, pois não entendem o que está acontecendo. Podem causar danos a outros ou a eles mesmos, enforcarem-se com as coleiras, afogarem-se em piscinas, aprisionarem-se em lugares de difícil acesso ou até mesmo sofrer uma parada cárdiorespiratória.


Aqui vão algumas dicas para manter seus bichos a salvo durante festividades:

- Nunca deixe seu bicho sozinho fora de casa, mesmo que esteja preso por uma guia ou detrás de uma cerca baixa. Cães, especialmente, podem escapar e se perder ou machucar a si mesmos mastigando ou engasgando com as guias. Mantenha animais pequenos dentro de casa.
- Verifique se os muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e se são adequados para conter eventuais fugas do animal.
- Certifique-se de que quaisquer objetos afiados sejam removidos das proximidades.
- Ligue o rádio ou a TV e aumente aos poucos o volume de tal forma que se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
- Não leve os animais para shows de fogos.
- Coloque uma coleira com plaqueta no cão ou gato com o número do telefone da sua casa e celular. A coleira do gato deve ser elástica para impedir que ele fique preso em um galho ou outro objeto.
- Em caso de viagem, procure alguém de confiança para cuidar dele. Ou mesmo um hotelzinho apropriado para animais. Deixe seu telefone de contato, da sua família e do veterinário.
- Não deixe seu bicho dentro do carro sozinho. Mantenha o animal preso pela coleira ou na caixa de transporte caso tenha que sair com ele.
- Proteja os animais de crianças que podem não entender que atirar bombinhas “inócuas” ou abanar faíscas perto dos animais pode aborrecê-los.
- Consulte o veterinário sobre a possibilidade de aplicar uma sedação ou utilizar um calmante, se necessário. Fobia de barulho pode ficar pior à medida que o animal envelhece. Em alguns casos, dar um sedativo leve ou tranqüilizante é a melhor saída para acalmar os medos de um cão ou gato extremamente estressado.
- Os animais precisam de no mínimo duas refeições diárias e água fresca à vontade. As fezes devem ser recolhidas pelo menos uma vez ao dia.
- Também não se esqueça de já pegar o telefone de emergência com o doutor para o caso de uma necessidade durante as festas, além é claro, da recomendação de uma clínica que atenda 24 horas. Só para se garantir!
- Junte todas as bombinhas que sobraram e objetos afiados quando as festividades acabarem.
- Vale lembrar que, pela Lei dos Crimes Ambientais 9605/98, abuso e maus-tratos para com os animais é crime.


                         Vamos cuidar bem dos nossos bichinhos e boas festas.



0 comentários:

Postar um comentário

 
© SIMPLES ASSIM © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo